top of page
ARVORE ANDRY_verde.jpg

Especialidades

                                                     Ortopedia e Traumatologia - Origens

​

Ortopedia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento do sistema locomotor, a palavra Ortopedia vem do grego “orthós” (significa reto), “paidós” (criança) e o sufixo “ia” que foi um termo compilado pelo professor de medicina de Lyon na França, Andry, em 1741, para descrever as deformidades congênitas ou adquiridas em crianças. O nome de manteve mesmo em obras posteriores, mesmo se desvinculado de suas raízes etimológicas, como também foi o caso da palavra cirurgia, (chirurgia) que vem do grego “kheirourgia”, (trabalho a mão) que atualmente foi tomada como sinônimo de operação ou intervenção cirúrgica.

Desde o homem pré-histórico já existe relatos de uso de talas de bambu, cana ou madeira, como também muletas. Na Grécia Hipócrates descrevia em seus livros as articulações e até mesmo a redução praticada em luxações de ombro, joelho ou cotovelo. No período romano foram desenvolvidos as próteses artificiais, pernas, mãos e pés de madeira ou ferro.

Os árabes desenvolveram no século X o chamado Gesso-de-Paris, a partir do sulfato de cálcio desidratado, e produzindo um material rígido quando misturado a água. No século XII existe textos traduzidos do árabe para o latim sobre dissecação de cadáveres humanos, no século XVI temos Ambroise Paré que é considerado por muitos como pai da cirurgia.

Já o termo traumatologia (estudo dos traumas) vem do grego “traumatos”, que significa ferida, dano, avaria. Usada atualmente em amplas áreas, como a psicologia, que não só a medicina. Como especialidade médica é considerada um subconjunto da cirurgia, como uma “cirurgia de acidente”.

​

                                                                               

                                                                                    Quadril

​

Nos primórdios eram poucos procedimentos efetivos de cirurgia de quadril e os resultados eram bastante erráticos. Não se dispunha de radiografias, nem mesmo de anestesia nos primeiros procedimentos.

O termo Quadril é de origem incerta, mas remonta um termo antigo “Cadril”, uma alteração de cadeira, do latim “Cathedra”, pois é a parte anatômica usada para sentar.

As primeiras tentativas de tratamento cirúrgico do quadril doloroso datam de 1780, com as primeiras descrições de Henry Park, cirurgião inglês, discípulo de Pott. Consistia da retirada do fêmur proximal e da cápsula articular. Consta que Park encontrou muita resistência de seus colegas que preferiam um método mais prático e rápido para a época – a amputação – já que ainda não existia a Anestesia, que só surgiria bem mais tarde, em 1846.

A primeira artroplastia de ressecção é creditada a White de Londres, em 1821, com a retirada da cabeça femoral e relato de melhora da dor de seu paciente por pelo menos 12 anos seguidos, até sua morte.

Barton realizou a primeira osteotomia (corte ósseo) de um quadril rígido em 1826. Consta que o procedimento foi realizado sem anestesia e em sete minutos. Descobriu na evolução que a manipulação sequencial do foco de osteotomia provocaria uma pseudoartrose (uma falsa articulação) que poderia melhorar a dor. Os seus resultados foram por muitas vezes incertos e a mortalidade beirava os 50% nesta época.

Atualmente é uma área em amplo desenvolvimento. Os grandes avanços das próteses de quadril se concentram fundamentalmente nos avanços da técnica cirúrgica em si, no entendimento de seus mecanismos de desgaste e na durabilidade dos materiais, principalmente das superfícies de deslizamento.

​

​

                                                                          Ombro e cotovelo

​

Ombro e cotovelo estão entre as lesões mais comuns de quem busca um pronto-socorro. O ombro corresponde na anatomia da porção lateral da região escapular, onde a escápula se une à clavícula e ao úmero, recoberta pelo músculo deltoide. O termo ombro vem do latim “umerus” (espádua, ombro) termo que atualmente é usado na anatomia para falar do osso do braço. Já o cotovelo, do latim “cibitellum” diminuitivo de “cubitum”, para designar a articulação entre úmero e rádio. Por muito tempo o termo cúbito foi nome de outro osso do antebraço, até ser mudado para ulna. Esse mesmo termo “cubitum” também deu origem a medida de comprimento côvado, equivalente a 66 centímetros.

 A especialização em cirurgia do ombro e do cotovelo tem se tornado mais complexa nas últimas décadas, devido ao avanço das cirurgias da especialidade que apresentam uma maior curva de aprendizado, principalmente as artroscopias e as artroplastias (próteses).

​

Médico usa a tabuleta digital

Especialidades

 

Ombro e Cotovelo

 

Quadril

 

Trauma

Intervenção em Dor

Medicina Regenerativa

Areas of Expertise
Principais-ossos-corpo-humano.jpg

Ortopedia e Traumatologia

​

SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

​

SBCOC - Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo

​

SBQ - Sociedade Brasileira de Quadril

​

SMBTOC - Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque

​

​

​

​

Dr. Edmilson da Silva Reis

Locais de Atendimento

 Hospitais da Rede

 Prevent  Senior - SP

Clínica OrTopTrauma

Rua Piauí, 340

Centro - Poços de Caldas - MG

Tel: 35 3114-5744

Whatsapp: 35  99779-0005

Whatsapp OrTopTrauma_f.jpg

OrTopTrauma © 2020 by DR Design - (11) 99822-2219 - daniellribeiro@hotmail.com

bottom of page